domingo, 7 de outubro de 2012


OS SEGREDOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS

4° DIA – QUARTA

(06.04.2011)




E a água tem cheiro de mar. Achei que fosse encontrar a chita por lá já que ouvi falar do tal Rio dos Macacos, mas compreendi que a Lagoa é o espelho carioca abraçado pelo mar e tido contato com o Oceano Atlântico - mostrando o seu povo pluralizado em uma mistura de fato, incomparável.

A lagoa deveria ser mágica e, eu acreditava nisso quando sentei na metade do meu cansaço para ouvir as estórias de personagens que lutavam e se entristeciam e, me senti um dos índios Tamoios, então, pude absorver tudo que ouvi com a sensibilidade que caberia naquela tarde vazia.

Não, não podia me abater, pois estava em todo o movimento do consagrado coração do Rio de Janeiro... Sozinha e acreditando que em cada passo se faz um novo traço, então contornei o meu compasso em um olhar panorâmico... Contei 25 quiosques e em um deles escolhi para comer o famoso biscoito Globo, com o Chá Mate que parecia substituir toda a água de coco do meu Ceará, um ligeiro sabor de nada com alguma coisa que me fazia imaginar um som encantado que descia a serra para encostar a cabeça nos meus seios com a curiosidade de saber qual a batucada que tocava no meu coração...

Em um lugar desses só poderia me dar sorte – 7 era o número. 7km de caminhada no qual o telefone tocou naquela tarde vazia e fui chamada para um show.

“... na rua os carros, no céu o sol e a chuva. O telefone tocou e na mente a fantasia...”

A batucada do meu coração virou um lindo samba e eu nem precisava de 10 motivos para estar ali. Deslumbrante visão da cidade, embora não tenha conseguido entrar no Cinépolis, eu construía uma história de cinema no solo do entardecer que me fez procurar um píer pra admirar toda a beleza de uma natureza que estava a/e ao meu favor.

Hoje eu entendo porque esse local é um dos que possuem o maior índice de desenvolvimento humano do país. Olhar ao seu redor é classificar a força, a disposição, a coragem, o sabor e a beleza refletida no espelho de suas águas - no seu amanhecer e no seu entardecer, acredita-se que em cada passo da vida existem milagres acontecendo por segundos.

(Jane Eyre Queiroz)

Nenhum comentário: