quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BAR DO JOÃO, E TANTOS OUTROS

7.° DIA - SÁBADO
(09.04.2011)

- Seis copos desta mistura da casa: Cachaça e Amendoim. Umas cervejas “Original”mente geladas, e 16 graus na temperatura que a pele possa sentir, por favor.


Havia esquecido o que eram misturas afrodisíacas até o amanhecer. E esses foram todos os pedidos no Árabe Restaurante, sem esquecer os Kibes, claro. Entre passos e compassos, pude respirar mais verde, mais verdade, e muito mais sentido. A sensibilidade que por vezes se retraí, é a mesma que nos traí em momentos nada imaginados.

Pude ouvir “Revelação”, e pra ir de ponto ao encontro, jamais queria ouvir “Jura Secreta”, porque o sentido trás o que é vivido – “Chorar é bonito e não faz vergonha, eu só acredito no homem que chora e sonha”, e assim diria Fagner. Estava entre as matas, e o lugar me lembrava “Jardim dos animais” que paraíso! A vontade era de levar meu povo na ponta do pé e dançar um Forró bem gostoso, como quem vive no balançar do quadril  “No Ceará É Assim”. “Bateu Saudade”...

Fui apresentada ao João, que me lembrou instantaneamente ao Poeta de Pele Vermelha: Um homem vivido, sentido, e eternizado com suas palavras em forma de poesia; hora existentes, hora improvisadas, e outras tantas horas apenas sentidas. João é uma daquelas figuras que entra para a lenda, ou para a tradição. Um tanto distraído, um tanto explosivo, que se vê na pupila dos olhos, os amores mal vividos. De olhar direto, com música na ponta dos neurônios, ritmos perdidos, e outras horas achados sem querer. Ele me serviu uma cerveja, quando o pedido foi uma água, e das descupas nada se vale:

- Se já colocastes o pecado para beber, passe a língua com delicadeza e experimente logo a safadeza.

- Ah João, se fosse assim tão fácil. Olhe para cima: Tu vês a música? Tu vês o violão? Ou tu vês o homem com a canção? Tu me dirás uma resposta simples, como a forma que vê, porque tu não tens sentimento em cima da coisa que para mim é objeto direto, repleto de adjetivos, e acompanhado de preposições essenciais.  Eu vejo cada parte separadamente, e tudo em uma só, e muito mais do que a visão possa me mostrar.

João, Altista Plástico, como assim se denomina, recita o Poema da Vida, fala de Amor e Humanidade, sussurra a importância de nossos passos, e com um sopro voltado para a lua cheia que nunca acaba; Uiva-me de graça a resposta pedida: VIVA.

Dou-lhe um sorrido, explicando a minha origem através dos versos de Patativa do Assaré, e ninguém acredita. Sigo ligeiramente embreagada o conselho de João, e continuo a estrada. O que constitui a soberba de ser sóbrio(a)? E o corpo saudável no mundo instintivo? Aqui, não faço nenhuma apologia à embreaguez, apenas um questionamento dentro da capacidade de poder sentir tudo de novo no amanhecer, com lembranças da forma diferente de "se" poder ser.

Uma janela larga, e uma natureza de encher os olhos e a boca no verdadeiro “Bom Dia”.  Água gelada, e a mais gostosa de Itaipava. O seio, o ventre, e qualquer parte onde haja neurônios para transmitir sensações – A questão em nós mesmo, não é a do formato, do tamanho, da cor, da idade; mas sim, se existe sensações, e se funcionam como deveriam. Se temos reações, se temos todo um leque, todo um espectro de sentimentos. E foi preciso o álcool para se chegar até aqui, a essa tal de lucidez reflexiva. Compreendo a vida como um ser por seu próprio mérito, que nos ama, que depende de nós, para quem, de vez em quando, somos uma grande alegria e que, de vez em quando representa à alegria para nós.

E para manter a nossa alegria, como um todo, às vezes temos de lutar por ela. Podemos ter de abdicar de muitos confortos por algum tempo. Podemos viver sem a maioria das coisas por longos períodos, praticamente sem qualquer coisa, mas não sem a nossa alegria. O caminho é dialogar com pensamentos e sentimentos que tanto nos tocam com delicadeza, quando trovejam dentro de nós.



(Jane Eyre Queiroz)

Um comentário:

mundusvinus disse...

Boa !!! Adorei!!!

Visite ME quando puder...
Se gostas de fotografias, também não deixe de conhecer ...

nadiajungcaptura.wordpress.com

Beijo!
NáJung