segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DIZER O QUÊ?

Numa dessa noites quentes e que escurece rapidamente, estava a passar um bife de fígado com muita cebola que sangrava e espirrava sangue cada vez que eu precionava com o garfo. A menininha que eu ajudara a educar com métodos de estudos, me perguntou olhando atentamente para o pedaço de fígado:

- De onde vem essa carne?

- Do boi.

- Por que a gente não como gente? Dizem que tem tanta gente morrendo de fome pelo mundo, se morremos por que não somos comidos em vez de enterrados? Matamos bichos para comer e não comemos gente para viver? Que estrago! Mas, por quê?

Nessa hora me veio um tormento de idéias, como eu responderia uma menina de 11 anos que me fez uma pergunta, e no qual eu nunca treinei reposta. Uma pergunta que me fazia ter medo se a menina tinha um gênio doentio, ou se ela era esperta demais para raciocinar algo que tem um contexto lógico.

Respirei fundo nessa hora, sorri com o ar de quem lhe daria a resposta esperada, virei o bife de fígado fazendo um jogo de espera enquanto processava uma resposta coerente. Então a perguntei com calma e sutileza:

- Você sabe me responder o que é respeito?

- É o que eu tenho pela minha Vó.

- E você comeria a sua Vó?

Ela balançou a cabeça assustada, respondendo que não. Ficou tão assustada, parecia até que aquela frase na imaginação dela havia sido uma ordem e não uma pergunta. Tirei o bife da panela, fui até a mesa e sentei-me na cadeira pedindo para que ela sentasse ao meu lado. Muitas coisas vieram a minha mente, fiquei imaginando no dia em que eu tiver meus filhos, quais as perguntas que me farão e antes que me façam o que eu devo ensiná-los? Mais uma vez respirei fundo e disse:

- Eu nuca vi um boi matando um boi e comendo. Um gato matando um gato e comendo. Um elefante matando um elefante e comendo. Todos esses bichos e tantos outros, seguem uma raciocínio de respeito, mesmo eles não sabendo que essa palavra exista. Eles se respeitam por serem semelhantes, talvez. Eles se respeitam por serem da mesma espécie e compartilham muitas coisas entre si. Acho que você não sabe o que significa a palavra ética ou norma, mas algumas coisas seguem um percurso natural de lógica em que você ou a sociedade necessitam para se manterem em “ordem e progresso”. É lógico que você não vai matar seu semelhante para comer, e isso é um respeito não ao próximo, mas a você mesma. E acho que seu próximo presente de aniversário vai ser um livro chamado Bíblia (...)
(Jane Eyre Queiroz)

4 comentários:

cocatuga disse...

a ideia é nobre mas é falsa.
o canibalismo entre animais, incluindo o homem existe.
é frequente ver isso entre cadelas e seus cachorros.
se esse respeito existisse as guerras teriam terminado para sempre.
trabalhemos para isso, começando por dar o nosso exemplo.
não creio que a Bíblia alguma vez tenha evitado uma guerra, pelo contrário.
é a tolerância e o não proselitismo que nos conduz à paz e à fraternidade.

Jane Eyre Queiroz disse...

Amigo Luis, não sei de que ponto de vista analisastes meu texto, mas não venho através dele omitir, embora longe de nosso cotidiano, uma realidade que realmente exista.
Já fostes pra guerra? Visitastes uma tribo que cultua o canibalismo? Não sejamos hipocritas, não vamos apontar dedos para para nosso semelhante se nem nós mesmos somos capazes de mudar algumas realidades ou culturas que não concordamos. Contudo, quero apenas transmitir em meu texto, essas argumentações infantis , que no entanto, muitos adultos deixam respostas por serem dadas, tendo como melhor solução a simplicidade da resposta com exemplificações faceis. Isso trás uma importância enorme para a construção educacional de uma criança – Talvez forme um bom cidadão que diferente de nós, desta época, tente mudar o futuro - E por favor, não me diga que você disse aos seus filhos com 3 anos de idade que Papai Noel não existe, e que todos esses contos são mentira. Fizestes um comentário incluindo as palavras Falsidade e Tolerância, e como elas pesam em um contexto – Eu já me debati com as duas palavras em minha vida, e vivo encontrando-as por aí. E agora te respondo que é a Imaginação que te contextualiza e te adequa, e a Bíblia nos diz muito, não só por ela ser o livro mais antigo da humanidade, mas por adaptar várias interpretações. Não a carrego como símbolo de uma religião e sim como estudo para a civilização.
Abraço forte e obrigada pela indicação de Paulo Rêgo.
Visite-me sempre.

cocatuga disse...

paulA rego - mulher

o canibalismo entre humanos acontece entre os mais "civilizados" como sobrevivência (veja-se o caso dos passageiros do avião que há algumas decadas caiu nos Andes).
o canibalismo como culto/cultura existe em África ( o Presidente da República Centro Africana, Bokassa, praticava-o).
até há quem o pratique na Europa, embora pense que são casos de doença mental.
vivi duas guerras e subtrai-me a elas:
como português, filho de portugueses estava obrigado a combater a Frelimo-frente de libertação de moçambique, e não o fiz, apesar dos prejuizos pessoais que daí me advieram.
após a independência de moçambique em 1975, tinha eu 21 anos, deveria ter intagrado as forças armadas moçambicanas, o que me levaria a participar no combate à Renamo, um grupo político/militar moçambicano criado pela então Rodésia e depois adoptado pela África do Sul do apartheid.
não sejamos hipócratas, alguma menina (alguém) te colocou a questão de não ser necrófago ser um desperdício?
os bichos não têm RACIOCÍNIO DE RESPEITO, têm instinto de sobrevivência.
Acho que você não sabe o que significa a palavra ética ou norma.
as coisas não seguem um percurso natural de lógica em que a naturaza, você ou a sociedade seguem uma “ordem e progresso”.
conhece a história dos dinossáurios?
não conhece retrocessos na História?
o fascismo, o nazismo, o stalinismo, a II Guerra Mundial têm menos de 100 anos.
não se atormente com a ideia de ter de vir a educar filhos.
não vai precisar de fazer nenhuma licenciatura.
vai ter de ser como deveria ser com todos, autêntica e tolerante, aberta e dialogante.
livros com histórias de vingança, sacrifício, renûncia ao prazer e ao bem estar impostas como normas indiscutíveis por um ser superior e distante não deverão ajudar.
o primeiro livro a ser impresso com caracteres móveis foi a Bíblia por Gutembergue.
livros existem há muitos milénios desde que a escrita foi criada, desde os feitos em placas de cera, barro e papiro.
se sabe tudo isto como é que lida com o estudo sobre a educação de crianças dessa maneira?
é tudo imaginação?
construção educacional de uma criança - como esta frase me cai mal.
não construa crianças, dê-lhes ferramentas para elas terem a capacidade de decidir o que é bom e mau, ou melhor, que as coisas não são a preto e branco - são matizes de cinzento e cor.
a minha filha não foi baptizada nem teve educação religiosa.
aos 18 anos resolveu baptizar-se.
hoje tem 26 anos, é doutorada em microbiologia e agnóstica.
é a criatura mais equilibrada e com melhores sentimentos que eu conheço, de longe.

abraço-a com força, meu conto de fadas

Lucablog disse...

É isso aí. O via-e-vem da vida nos leva e nos traz de tantos e tantos locais e nós, meros mortais, às vezes, desejamos forjar andróides a partir das nossas ideias e sentimentos. O mundo é assim mesmo.
Como dizia o poeta popular, é cada um com seu cada um.

Um abraço
Luca Vianni